segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Procura-se Professores para o Ensino Básico

Por Fernanda Baptista

Hoje, dia 15 de outubro, que se comemora o “Dia dos professores”, o estudo divulgado pelo MEC revela que sobram formados e faltam licenciados para o efetivo exercício da profissão. Mais de 70 % dos formados em Licenciatura no País não trabalham como professores nas escolas brasileiras.

Salário baixo, desrespeito e desqualificação das escolas são as causas pelo qual muitos optam por trabalhar em outras áreas que não no corpo docente das escolas. Portanto, para suprir esta insuficiência, profissionais formados em outras áreas, ou mesmo professores de disciplinas diferentes, dão aulas nas salas que estariam abandonadas.

Os corajosos iniciantes na carreira como professores estaduais, chegam a receber 39% menos que um professor no estado do Acre (que lidera a lista dos estados que melhor pagam seus professores) na mesma fase. Já o número de profissionais veteranos que sonham em viver dignamente de suas profissões e serem respeitados é incontável.

Enquanto uns falam que com o salário “dá pra se manter”, tem o agravante que é a falta de condições de trabalho dignas. O ensino, a educação, conta com a paixão dos que lutam pela eficiência disso no estado, mas não há contrapartida.

Com isso, o grito dos professores pela valorização da profissão confirma a decisão dos licenciados que escolheram outro emprego, a permanecerem nele. Ou seja, imagino que enquanto não houver uma reforma no setor de ensino público, não haverá nem o interesse, quanto mais a migração dos profissionais atuantes em outros empregos.

O governo diz que pretende solucionar este problema, colocando-o como foco do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), lançado neste ano. Enquanto isso segue a notícia, manchete do jornal, de que o governo de São Paulo pretende construir 44 presídios até 2010. Prioridades, prioridades...

3 comentários:

Liana Vidigal disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Liana Vidigal disse...

Pessoal,
Gostei muito da seleção dos assuntos.

Espero que continuem escrevendo no blog mesmo após o final da disciplina.

Escrever regularmente é a melhor forma de aprimorar o texto.

Só para lembrar: as correções farei em sala de aula.
[ ]

Unknown disse...

Achei este projeto muito legal!!!! Bem a cara dos jornalistas que já conhecemos, bem "direto e reto"!!!! Podem ter certeza que continuando assim, vocês terão um futuro promissor!!! Meus parabéns!!!!