Por Thais Marcondes
Na madrugada desta quarta-feira, 10 de outubro de 2007, deputados aprovaram, sem substituição, a prorrogação da CPMF até 2011.
Pois bem, voltamos ao ano de 1997, a CPMF foi criada para substituir o IPMF (Imposto Provisório sobre Movimentação Financeira), deste modo, foi aprovada inicialmente para ser provisório e com destino certo para o Fundo Nacional de Saúde. Passaram se 11 anos e o governo convenientemente aprovou sua prorrogação por mais quatro anos.
O caráter Provisório e o destino certo se perderam no tempo, sendo substituído pela palavra “Permanente”, com P maiúsculo sim, para simbolizar o mau uso do Poder,da falta de Punidade e a grande Pizza que o Brasil é obrigado a engolir sem ao menos um guaraná de acompanhamento. A CPMF esta diretamente ligada a elevação as taxas de juros,causando a inibição do crescimento econômico e diminui a base de contribuição e a arrecadação dos demais impostos.
Fazendo um cruzamento entre empresário (dono de algum estabelecimento ) e o cliente ,é errado pensar que o empresário paga o CPMF, quem paga na verdade é o cliente.O imposto esta incluso ao preço dos produtos e serviços adquiridos por nós brasileiros. O dono do estabelecimento está responsável por arrecadar do cliente e repassar ao governo.
É bom alertar que a “Grande Pizza” que compraremos nos próximos 4 anos, 0,38% do valor total,é o que pagaremos para os nossos políticos se divertirem as nossas custas.
Saiba mais sobre o cpmf, acesse:
Nenhum comentário:
Postar um comentário