segunda-feira, 8 de outubro de 2007

O esporte emociona porque surpreende

Por Romero Cruz,


Nesse final de semana aconteceram dois exemplos claros que a lógica nem sempre está presente no esporte.
No sábado, o Brasil foi dormir esperando acordar no domingo com o inglês Lewis Hamilton já como campeão da temporada 2007 de fórmula 1, mas não foi isso que aconteceu no Grande Prêmio da China. Hamilton abusou da sorte e de maneira irresponsável abandonou a corrida, dando a vitória ao finlandês Kimi Raikkonen da Mclaren e, para piorar sua situação, o espanhol Fernando Alonso chegou na segunda colocação.

A classificação agora tem Hamilton com 107 pontos, Alonso com 103 e Raikkonen com 100. Com este resultado, toda emoção da decisão fica para o Grande Prêmio do Brasil no próximo dia 21 de outubro, quando os três têm chances de se consagrar campeão da temporada.

Pelo campeonato brasileiro, São Paulo e Corinthians se enfrentaram no Morumbi. Os times vivem realidades diferentes, o São Paulo é lider do campeonato com 12 pontos à frente do segundo colocado, é o time que mais vitórias acumulou (19) e com a defesa menos vazada, que tomou apenas 10 gols. Já o Corinthians, está na zona de rebaixamento, só tinha vencido 8 jogos, tem uma das defesas mais vazadas e não vencia há cinco jogos.

Para os Corintianos parecia uma tragédia anunciada, durante a semana ouviram as gozações dos são paulinos, que seria um massacre, a torcida do São Paulo compareceu em massa ao Morumbi. A lógica era mais uma derrota corintiana, afundando o time de vez rumo à segunda divisão. Mas o resultado foi a vitória corintiana por 1 a 0 com gol de Betão, depois de 4 anos sem vencer o São Paulo.

Diz a sabedoria popular, que a corrida acaba com a bandeirada de chegada e que dentro de campo são onze contra onze. Portanto, se você faz suas apostas baseado na lógica do esporte, talvez você seja surpreendido.

3 comentários:

Unknown disse...

Olha Romero, acho que vou ficar viciado no blog Semana em Foco. Sobre seu artigo, tenho um comentário a fazer, REALMENTE o esporte surpreende. Sou torcedor do Flamengo, fiquei arrepiado no meio da semana quando 68mil torcedores da nação rubro-negra empurraram o time pra cima do líder São Paulo e o nosso time conseguiu vencer “com méritos” por 1 a 0 aos favoritos. Aí pensei “Vamos acabar com o Flu”, e mais uma vez o esporte surpreendeu, o Fluzão calou cerca de 73 mil torcedores da fanática torcida do Fla, em um verdadeiro tema da vitória. Eles mereceram...

Rainha do Deserto disse...

Parabéns Romero, pela visão que você apresentou que nem sempre a lógica nos esportes está certa! Todos os esportes comentados, dão a plena visão do que você quis dizer, foi uma escolha feliz de exemplos.

Unknown disse...

Realmente outros fatores podem pesar além da lógica, no caso do corinthians foi pura sorte. Já no caso do Hamilton acho que faltou experiência, espero que ele consiga vencer a próxima e atropelar a arrogância do Alonso. Parabéns Romero pela imparcialidade do artigo, intocada pela sua conhecida predileção alvinegra...veremos o próximo..rs