quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Copa do mundo de 2014 será no Brasil

Por Patrícia Aguiar

Me perdoem o plágio no título.
É esse o destaque da primeira página da Folha de São Paulo desta manhã, quarta feira ( 31/10/2007).
Me perdoem a irritação que perceberem no texto a seguir.
Não é que eu não goste de futebol, pelo contrário, sou uma mulher interessada nos esportes em geral e como a maioria dos brasileiros, tenho uma "quedinha" maior pelo futebol.
Também, não posso negar, lá no fundo, que eu pense que o Brasil algum dia tinha que sediar novamente uma copa, meu Deus!( misturar as palavras, Deus e futebol, é tão comum pra nós, mas acho que nem sempre Ele ( Deus ), deve ficar contente com isso).

Entretanto, vamos observar com cautela a primeira página do jornal citado.
Uma foto gigantesca contendo os personagens: Lula, o "salvador da pátria", "homem do povo" que chegou ao poder; Dunga, o antigo "capitão" da seleção, hoje "capitão" da seleção e que tem como missão apaziguar egos de outros "homens do povo" que chegaram ao poder; Paulo Coelho, o "mago", antigo roqueiro, drogado, alucinado que galgou os andares do Olimpo e com suas letras, chegou ao poder; Marta, ah! Marta...de vermelho, curiosamente de vermelho; Romário, com a taça na mão, representando a "vontade popular", o arquétipo do povo ( e não precisamos do Pelé, "o que se tornou burocrata a partir do futebol" ), nossa memória emocional recente pede o Romário; Ricardo Teixeira e Joseph Blatter, os homens de comando, representam o poder.

Se já sabíamos que éramos nós os "contemplados" ao direito de sediar a Copa do Mundo de 2014, para que tão "ilustre" comitiva? Talvez possamos dizer: _ E que comece a distribuição das "Retirada$" !

Voltemos a observação inicial:
Os personagens da foto, estão envoltos pelo fundo azul, marca ufanista nacional, sombreados pela promessa do mundo se rendendo ao Brasil que o título do texto evoca. E logo abaixo, mais uma "boa intenção" escrita em letras garrafais: "Lula propõe mais R$ 4 bi para saúde. E tem mais. Tem uma foto do Padilha, com dedo em riste e olhar firme, legendada com a frase em fundo verde, marca ufanista nacional, que diz: Josá Padilha, diretor de "Tropa de Elite", nega que miséria seja a principal causa da violência no país. Ao lado da foto, um infográfico em verde e amarelo com notícias amenas dos cadernos de cultura e informática. E há ainda, destaque para a notícia de financiamento de imóvel com o utilização do FGTS de até R$ 350 mil!

Tudo está lindo no país verde, amarelo, azul e branco, minha gente!
Os bilhões que serão aplicados para melhoria dos estádios e infra estrutura, que inevitavelmente irão rechear o bolso das empresas que "ganharem" as licitações e para os políticos que correspondam aos orgãos envolvidos, estão em festa.
Aliás, como se dizia à época do regime militar: Futebol é o ópio do povo.
Circo, carnaval e futebol para o povo!

Educação, saúde, segurança, distribuição de renda, talvez não justa, mas em um menor nível de crueldade, são meros elementos de discurso cansativo e sem solução.
O importante é que vamos investir na Copa do Mundo no Brasil.
Tropa de Elite na frente, não que fosse a intenção do Padilha, mas a obra se tornou domínio de todos, virou "grito de guerra" e até da propaganda do governo. Futebol pra envolver a massa. E o Etanol como símbolo maior de marketing, para alçar quantias vultosas e engordar os bolsos dos já bem encaminhados no país e pelo mundo.

Aliás, estamos no mundo. Ou talvez o mundo se volte para nós.
Afinal A Copa do MUNDO de 2014 será no Brasil, minha gente!
Alegrem-se!

Um comentário:

Liana Vidigal disse...

Patrícia,

Corrija a seguinte expressão: "misturar a palavra Deus e futebol"...

O mais acertado é: misturar as palavras Deus e futebol.

Fora isso, acho uma calamidade o Brasil ser sede da Copa do Mundo.

Assim como você, acredito que há outros problemas mais urgentes no país precisando de solução.

Mas, quer uma forma melhor de "ganhar" dinheiro fácil?

Pois é, para que virou rotina!!

[ ]