segunda-feira, 10 de março de 2008

Recepção digna!?

Por Tatiana Melim

Nesta segunda-feira, o ministro da Justiça Tarso Genro negou a existência de um desentendimento nas relações entre o Brasil e a Espanha, segundo a reportagem da Folha on-line. No entanto, o ministro afirmou que pediu para a polícia federal aumentar a fiscalização da entrada de estrangeiros no país e defendeu que os brasileiros passem a ter o mesmo tratamento que os estrangeiros recebem ao desembarcar no Brasil.

Todo o “alvoroço” criado a respeito das relações entre Brasil e Espanha se deu depois do aumento, nos últimos tempos, de brasileiros que são barrados e impedidos de entrar na Espanha ao chegarem no aeroporto.

Segundo o que o nosso ministro da Justiça afirmou em relação ao tratamento de brasileiros no exterior, acredito que todos estão de acordo. Muitos que já viajaram ou que tem algum conhecido que já viajou para fora do país possuem relatos ou exemplos de preconceito, restrições ou maltrato no exterior. Indiscutivelmente temos que “exigir” uma atitude mais coerente, menos abusiva e sem preconceitos ou “fobias” aos brasileiros que, por algum motivo, vão ao exterior.

Entretanto, não podemos esquecer que, apesar da considerada “recepção digna” a que o ministro Tarso Genro se refere, muitos estrangeiros ao desembarcarem no Brasil se deparam com uma situação de demora nos vôos, horas na fila de espera, aeroportos lotados, etc. – todas aquelas situações de crise aérea que todos conhecem bem. Dessa forma, ao conseguirem entrar no Brasil, só conseguem fazer a visita (ou outra finalidade) de carro (a maioria tem condições para isso), pois ninguém quer se sujeitar ao que milhões de brasileiros se sujeitam todos os dias: ônibus lotados, demora para conseguir condução, “enfrentar” o trânsito de pé, entre outras situações que diversos brasileiros têm de se sujeitar.

E o Brasil quer cobrar mais fiscalização acreditando que a forma com que recebemos os estrangeiros é digna. Acredito que recepção digna não é abrir as portas e achar que todos os estrangeiros podem entrar em nosso país, e sim dar condições para aqueles que realmente vêm ao Brasil com alguma finalidade "digna" (Ler texto abaixo da Telma) a oportunidade de se sentir bem e gostar de tudo o que o Brasil poderia, quem sabe um dia, proporcionar.

* Em relação à prostituição, imigração ilegal e turismo, acredito que o texto abaixo da minha colega Telma elucida bem sobre o assunto.

Um comentário:

Equipe Semana em Foco disse...
Este comentário foi removido pelo autor.